style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Divulgação
Sem aceitar nenhum pedido das associações regionais de reclassificação de bandeira, o mapa do Distanciamento Controlado da 42ª semana permaneceu igual ao preliminar divulgado na última sexta. Das 21 regiões, 11 estão na bandeira preta e as demais, incluindo a de Santa Maria, em bandeira vermelha.
Governo endurece medidas, e atividades podem funcionar até as 20h
Isso significa que 68,4% do Estado estão em risco altíssimo para esgotamento da estrutura hospitalar e velocidade de propagação de coronavírus. É o maior número de regiões no pior nível do sistema de enfrentamento à pandemia no Estado até agora. Até então, o RS só havia tido duas rodadas com bandeira preta: na 32ª semana (de 15 a 21 de dezembro), com duas regiões, e a última, na 35ª rodada (de 5 a 11 de janeiro), com uma bandeira preta.
SANTA MARIA
De acordo com os dados do Estado, a região de Santa Maria melhorou no indicador que indica a razão entre casos ativos e recuperados, mas se manteve no risco máximo no indicador referente a projeção de incidência de óbitos relativa à população. Logo, com o somatório dos 11 indicadores regionais, macrorregionais e estadual, a bandeira se manteve em vermelha.
Dos 32 municípios, 14 podem adotar protocolos menos restritivos, pois se enquadram na Regra 0-0 por não terem registrado nem mortes nem hospitalizações por Covid-19 nas duas últimas semanas:
- Capão do Cipó
- Dilermando de Aguiar
- Dona Francisca
- Itaara
- Itacurubi
- Ivorá
- Jari
- Mata
- Nova Palma
- Pinhal Grande
- Quevedos
- São João do Polêsine
- Unisltada
- Vila Nova do Sul